Clube de Leitura de Peças de Teatro
Civilização / Cinderela
Em Estudo
Civilização / Cinderela
de Lígia Soares
Quando
7 de Setembro, 2021
21h00
Onde
Incubadora (Viseu)
e Sala Online
Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.
sobre a obra
“há várias coisas na nossa realidade que, à partida, nos convocariam a agir, mas escolhemos a passividade” *
*Lígia Soares
Neste mês vamos ler dois textos dramáticos de Lígia Soares.
O primeiro texto chama-se Civilização e surgiu de um laboratório de escrita para teatro do TNDMII, no qual Lígia decidiu levar avante a ideia de criar uma ligação entre o teatro e a realidade.
Ao longo do texto sentimos inquietação, resistência à resignação, e intolerância ao passivismo. Talvez seja uma peça que viva para ser representada, para se criar possíveis cenários, para pensarmos na relação interprete/artista/criador com o espectador.
E se quebrássemos a barreira dos silêncios?
ACTRIZ – E tu? Quem és?
PESSOA – Sou a pessoa que está sentada na sexta cadeira na quarta fila. ACTRIZ – Como é que sabes? Já a viste?
PESSOA – Não, mas imagino.
Em Cinderela um homem e uma mulher têm um diálogo sobre o amor. Uma Cinderela e um príncipe dos nossos tempos. A intolerância apodera-se de nós, vive dentro da imobilidade social. Mas neste texto existe espaço para questionarmos as coisas num exercício de resistência a algumas das principais temáticas dos dias de hoje.