O Princípio de um Espectáculo com Magda Bizarro

O que está na origem de um espectáculo? Qual é o primeiro movimento para a criação? Em 2021, com uma regularidade mensal, O Princípio de um Espectáculo convida fazedores de teatro nas suas mais diversas áreas (da encenação, à programação, passando pela cenografia) para responder a estas questões.

Começou o seu percurso no teatro como produtora executiva e fotógrafa de cena, hoje Magda Bizarro é Adjunta do Director Artístico no Teatro Nacional D. Maria II onde, entre muitas outras coisas, organiza as digressões nacionais e internacionais de produções do TNDM II. Em Dezembro, escutamos e conversamos com esta criativa incansável.

Sobre Magda Bizarro

Magda Bizarro é formada em Química e esteve envolvida em investigação científica, antes de assumir um papel nas artes. Desde Maio de 2015, Magda Bizarro é Adjunta do Director Artístico no Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) em Lisboa, dirigido pelo dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, onde desenvolve a programação artística internacional e emergente. É presença frequente em painéis de júri como a Bolsa Amélia Rey Colaço, Laboratório de Dramaturgia, Bolsa Espaço do Tempo/La Caixa, entre outros. É também uma das curadoras da Plataforma Portuguesa, PT.21.

Magda Bizarro também é responsável pelo desenvolvimento de projectos internacionais no contexto do programa da União Europeia Europa Criativa, estando responsável pela participação do TNDM II no apap – advancing performing arts project.

Magda Bizarro organiza as digressões nacionais e internacionais de produções do TNDM II. O seu trabalho mudou a forma como este teatro faz digressão, uma vez que desde 2015 o Teatro Nacional D. Maria II é presença regular nos mais prestigiados festivais europeus, e tem viajado pelo mundo, marcando presença em festivais e teatros na Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suíça, Países Baixos, EUA, entre outros.

Colabora com vários colectivos teatrais durante os anos 1990 como produtora executiva e fotógrafa de cena. Magda Bizarro co-fundou a Mundo Perfeito, em 2003, onde esteve envolvida como uma das principais criativas em mais de 30 produções que circularam por diversos países. A sua capacidade de trabalho é notável, para além do desenvolvimento de ideias artísticas para alguns espectáculos, também trabalhou a cenografia, os figurinos, a comunicação e a dramaturgia. Magda Bizarro estabeleceu-se como uma produtora criativa com uma abordagem extremamente versátil à criação contemporânea.

Inscrição

A lotação nesta actividade é limitada e de reserva obrigatória. Envie-nos o seu pedido e confirmaremos a disponibilidade com brevidade.