O Princípio de um Espectáculo com Marco Paiva

O que está na origem de um espectáculo? Qual é o primeiro movimento para a criação? Em 2021, com uma regularidade mensal, O Princípio de um Espectáculo convida fazedores de teatro nas suas mais diversas áreas (da encenação, à programação, passando pela cenografia) para responder a estas questões.

Em Junho, conversamos com o actor e encenador Marco Paiva que, entre muitas outras coisas, fundou  Terra Amarela, uma plataforma que desenvolve o seu trabalho em torno da cultura acessível e práticas artísticas inclusivas.

Sobre Marco Paiva

Nasceu na Covilhã a 30 de agosto de 1980.
Licenciado em Teatro ‐ Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Concluiu em 2008 o Curso Europeu de Aperfeiçoamento Teatral École Des Mêitres, dirigido pelo encenador brasileiro Enrique Diaz (CIA dos Atores).
PÓS GRADUAÇÃO em Empreendedorismo e Estudos da Cultura – Ramo de Gestão Cultural, no ISCTE.
É ator convidado da companhia mala voadora desde 2010. Tem vindo a colaborar como actor e encenador em diversas estruturas, nomeadamente: o Teatro Nacional D. Maria II, Centro Dramático Nacional de Espanha, Comuna Teatro de Pesquisa, O Bando, L.A.M.A – Laboratório de Artes e Media do Algarve, Culturgest, Casa da Musica, Teatro Helena Sá e Costa, projeto Crinabel Teatro, entre outros.
Trabalhou com os encenadores João Ricardo, João Mota, Emmanuel Demarcy‐Mota, Enrique Diaz, Álvaro Correia, Jorge Andrade, Alex Cassal, Paula Diogo, Crista Alfaiate, Carla Maciel, André Murraças.
Em cinema trabalhou entre outros com Miguel Martí, Joaquim Leitão, João Pedro Rodrigues, Dinis Costa, Edgar Pêra, José Fonseca e Costa e Tiago Guedes.
Colabora com o projeto Crinabel Teatro desde 2000, assumindo as responsabilidades da coordenação artística em 2008.
Fundou em 2018 a TERRA AMARELA – Plataforma de Criação Artística Inclusiva, que desenvolve o seu trabalho em torno da cultura acessível e das práticas artísticas inclusivas.
Colaborou com a Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Lusófona, IADE, Escola Superior de Educação e Escola profissional de Imagem, através da realização de seminários, coordenação de módulos e coordenação de estágios nas áreas do teatro, da educação pela arte e da mediação cultural.

Na Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, Viseu