Recital de Poesia

Regar a Terra

Poemas de

Sophia de Mello
Breyner Andresen

Quando

5, 12, 19, 26
Julho, 2020

A varanda do sótão, o lugar das longas distâncias e dos pensamentos saltitantes, onde se podem observar as sombras a mudarem de lugar e as nuvens, nos dias em que as há, a confundirem-se umas com as outras à medida que o tempo passa. Talvez o lugar de onde se consiga avistar algumas das roseiras que o conto nos fala, ou um rio. A importância do silêncio. Há uma cadeira, onde estou sentada neste momento, rodeada de vasos de vários tamanhos com plantas plantadas há dias suficientes para já não me recordar exatamente quantos. Rego-lhes a terra num gesto de cuidado, não quero que se tornem numas daquelas plantas esquecidas – como algumas já o anunciam ser. A terra deve ficar regada o suficiente para as aconchegar de forma a que se mantenham duradouramente verdejantes. Nunca a mais, nem a menos. Delicadamente transplanto a vida para um dos vasos e assim entramos neste conto, no momento em que as personagens que o habitam já vão no meio da vida. A viagem de que Sophia nos fala, também nós a fazemos. E é do monte, numa espécie de vaso cheio de terra, um lugar onde nos tornamos ainda mais pequeninos, que vamos poder guardar na memória a importância de ir à varanda regar a terra.

– Sónia Teixeira

Sobre Sónia Teixeira

Iniciou o seu percurso em 2012 no KCena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem no Teatro Viriato, onde se manteve até início de 2015. Nesse mesmo ano, entra para a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, onde está atualmente a terminar a sua licenciatura em Teatro – interpretação. O seu percurso de formação tem tido uma grande inclinação para o teatro físico e o estudo de técnicas do corpo. Ao longo destes anos, o seu caminho tem-se cruzado com Graeme Pulleyn, João Branco, Marcio Meirelles (KCena), Guilherme Gomes e Sara Barros Leitão (Noite Fora), Radar 360º, Paulo Calatré e Dinarte Branco (ESMAE), Sónia Barbosa, Erva Daninha, Henry Raby, John Mowat, Joana Providência, Filipe Crawford, entre outros. O seu trabalho também se desenvolve na área da Pedagogia Artística sendo colaboradora regular de várias equipas que desenvolvem programas de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses e associações que apoiam e promovem a criança. Como criadora destaca a Boneca de Pavlov para o Teatro Mais Pequeno do Mundo, com o qual colabora desde 2019.

Monte de Santa Luzia, Viseu