Quarta Carta de CRETA – Um postal de Verão

08/02/2019Guilherme Gomes, newsletter

Enquanto atravesso esta planície, os primeiros raios de sol iluminam autênticos monstros de pedra que se levantam na paisagem cor de mel. Volto de uns dias de paragem numa pequena povoação na Estremadura espanhola. Faço esta viagem de mota, e isso dá-me a possibilidade de, enquanto viajo, não fazer mais nada senão conduzir e pensar. A mota não tem rádio, eu não levo qualquer género de aparelho que me permita fazer chamadas ou tirar dúvidas no GPS. É um exercício curioso, tentar adivinhar o caminho; de vez em quando encostar na berma com a impressão de que os últimos quilómetros foram na direcção errada. Mas, portanto, viajo sempre pensando noutra coisa que não o vento que faz, ou a chuva que se adivinha. Vou sonhando, fazendo histórias, assistindo a diálogos entre personagens que alguma coisa me inspira. E foi num destes sonhos, olhando para um destes monstros de pedra, que pensei em Eyolf. Compreendi o fascínio pela Mulher dos Ratos, pus-me a imaginar o seu poder hipnótico, porque hipnótica é a paisagem. E a extraordinária contradição desta visão que é ao mesmo tempo bela e consumidora. Olhar para esta planície, para estes montes, poder ver como é belo, e pensar: também isto me pode desgraçar. Parece-me tornar evidente a complexidade da experiência. Nem tudo é evidente; na verdade, pouca coisa o é. Não é um sorriso ou uma gargalhada garante de felicidade, não é uma criação extraordinária garante de um espírito efusivo. E isso, tendo a crer, é coisa que se percebeu no clube de leitura que fizemos este mês, em que lemos “O Pequeno Eyolf”, de Ibsen. No clube de leitura, e nos momentos extraordinários que passámos na plataforma do Funicular, no início do mês, enquanto participávamos no Festival MESCLA. Abordar todos aqueles autores trouxe-me um pensamento um pouco mais variado em relação aos assuntos que me ocupam a cabeça. Afinal, esse é o maior contributo que CRETA pode dar a todos os que com CRETA se cruzam: a pluralidade, a heterodoxia, um vislumbre da complexidade da experiência humana. Tudo isto, através de textos da dramaturgia mundial, de textos da poesia portuguesa, e de encontros que um espectáculo ou uma oficina ou um debate podem provocar.

Em Agosto, CRETA não tem nenhuma actividade. Preparamos os meses que se seguem. Em Setembro retomamos com um Recital em torno da “Écloga de Jano e Franco”, de Bernardim Ribeiro, mais um clube de leitura (lemos o “Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind), e uma conversa em torno de uma das “Sete Cartas a um Jovem Filósofo”, de Agostinho da Silva. E não fazemos nada em Agosto porque não vos queremos sobrecarregar. Haverá muito que fazer neste mês. Começa, não tarda, a Feira de São Mateus, é certo; há uma lista inteira de livros para ler, não nego; mas não posso deixar de partilhar um título: ofereceram-me há uns tempos um livro escrito pelo senhor Paul Lafargue, um jornalista nascido em Cuba, genro de Karl Marx. O livro do senhor Lafargue chama-se “O Direito à Preguiça”. Eu sei que é difícil ceder, eu próprio confirmo que a cabeça está sempre a fervilhar. Mas, nos dias que passei na pequena povoação espanhola, fiz o exercício de tentar não fazer nada. É uma espécie de trampolim; estamos carentes desse não fazer nada. E é muito difícil praticá-lo: há sempre coisas pequenas que se acumulam nos ombros, e temos o telefone com o email, o Facebook, o Instagram. Fica o desafio: pelo menos num destes dias usufruir do direito que Lafargue anuncia.

Bom, os monstros de pedra já estão todos iluminados. Fez-se dia, e eu ainda estou na planície.

Como sempre, sabem que podem responder a este email.

Um abraço, e alguma preguiça.
Guilherme

© Fotografia de Guilherme Gomes

Terceira Carta de CRETA

07/01/2019Guilherme Gomes, newsletter

E, num instante, esta é já a terceira carta que vos dirijo. Corresponde a dois meses de CRETA, e é espantoso ver como em dois meses tanta coisa pode acontecer. Em dois meses conheci pessoas, e com elas comecei a trocar ideias; em dois meses houve espaço para surpresas e confirmações; em dois meses até para quezílias houve tempo.

Estou a escrever-vos esta carta e penso numa coisa que não me sai da cabeça nos últimos meses: como nasce uma palavra na boca de alguém? Como se forma? O que segura a palavra – e como se tem acesso ao seu esqueleto, ou à sua estrutura, se a quisermos ver como construção? E a palavra surge como uma espécie de poço, de onde se recolhem todos os sentidos. E há a palavra segredo, a palavra amor, a palavra paz, a palavra infinito, a palavra pai, e a palavra mãe, há a palavra dor, e a palavra traição, a palavra sofrimento. Palavras que trazem consigo o mundo inteiro; que formam pontes entre mim e aquele que me ouve, ou lê. Comunicam. Palavras preciosas, talvez fosse possível prescindir de grupos de palavras: deixar uma palavra só, e que ela dissesse. Talvez fosse possível carregar uma palavra de tanto significado, que dizendo pouco traduzimos tudo. A poesia é isto, afinal. E no cinema, são referência para mim os filmes de mestres nórdicos, em que a economia da palavra é um jogo de tensão tão forte que nos intimida. Lembro-me de um filme, em particular, por se chamar “A Palavra”, de Carl Theodor Dreyer. Fica a sugestão.

Falo da palavra porque é essa a ponte entre nós neste preciso momento, enquanto estão a ler este texto. E porque ao longo destes dois meses tem sido em torno da palavra o trabalho que vamos desenvolvendo. Em Junho, depois de fazermos a segunda sessão da Oficina de Figurinos em torno do Princípio de um Vestido, conversámos com Luis Miguel Cintra sobre encenação, aproveitando a presença do encenador em Viseu para os ensaios de ERMAFRODITE, que apresentámos numa curta carreira de três récitas no final do mês. Dialogar com o Luis Miguel soa-me sempre a desafio. O que ele nos propõe, até na direcção de actores, é por vezes difícil de compreender – e uma tentativa de questionar todas as regras. Uma grande aprendizagem é ver como Luis Miguel Cintra não se conforma com soluções que já encontrou; não faz atalhos, procura sempre fazer o caminho inteiro de forma honesta e cheia de questões, tenho a impressão de que como se estivesse sempre a começar. ERMAFRODITE foi um desafio a todos os níveis, e fico muito feliz por termos apresentado este objecto – nem sei ao certo como lhe chamar – em Viseu. Ele não se integra realmente no que já conhecemos.
Ainda em Junho, fizemos a apresentação formal do projecto CRETA. E encontrámo-nos pela primeira vez para ler em conjunto, na primeira sessão do Clube de Leitura. Lemos “Pai”, de August Strindberg, e foi uma noite linda, devo dizer a quem não pôde estar!

Em Julho, o nosso percurso será um bocadinho mais intenso e curto: a convite do Município de Viseu, participamos no festival Mescla com um conjunto de conversas em torno de poesia. No fundo, vamos olhar para os autores que abordamos ao longo do ano nos Recitais de Poesia para dedicar algum estudo que não será possível tornar público quando fazemos os recitais; e vou partilhar a obra de alguns outros poetas que ressoam, para mim, de maneira particular. Vou contar com a presença dos restantes actores do Teatro da Cidade nestes encontros, bem como da Sofia Moura e do Roberto Terra. Serão encontros curtos, de 40 minutos, todos dos dias, entre 2 e 7, às 18h.

Depois, temos encontro marcado para mais um Clube de Leitura, no dia 16. Desta vez, vamos ler “O Pequeno Eyolf”, de Henrik Ibsen, uma peça que proponho para o Clube de Leitura precisamente porque não conhecia. Li-o um destes dias, e é um texto muito bonito sobre a Responsabilidade Humana – tema a que não podemos ser alheios quando nos chegam fotografias e notícias de gente como nós que morre nas margens de um rio, ou no areal de uma praia – ou quando assistimos a uma alteração do clima tão evidente e transformadora como a que atravessamos. Tenho a certeza de que este Clube de Leitura será tão estimulante como o anterior. Já podem ter acesso ao texto. Se não conseguirem estar presentes, façam-se representar por amigos que eventualmente encontrem interesse em serões de discussão como o que tivemos.
E é isto.

Tenho recebido respostas a estas cartas; não se inibam de escrever de volta, prometo que respondo!  Obrigado a todos por darem a impressão de que CRETA acontece em tão boa companhia.

Um abraço,
Guilherme

© Ilustração de L Filipe dos Santos

Conferência de Imprensa: CRETA, um labirinto em Viseu

06/17/2019Uncategorized

CRETA tem como subtítulo laboratório de criação teatral, porque pretende ser um projecto com as características de um laboratório, isto é, um lugar de experimentação e descoberta”, é desta maneira que Guilherme Gomes, membro do Teatro da Cidade, director do projecto, apresenta CRETA – laboratório de criação teatral, promovido pelo Teatro da Cidade e apoiado pelo Município de Viseu, através do plano VISEU CULTURA. Até ao final de 2019, CRETA apresenta espectáculos de teatro, recitais de poesia, oficinas de figurinos, encenação, e produção, clubes de leitura, e encontros-debate, cumprindo os vectores a que o Município de Viseu procura responder “programação, criação e formação”, como reforçou Jorge Sobrado, vereador da cultura do Município de Viseu, que acrescenta que “não há ambientes culturais saudáveis que sejam fechados, um ambiente cultural e artístico estimulante é um lugar de diálogo, aberto. Para usar a metáfora em que assenta o projecto CRETA, é um labirinto com entradas e saídas, ou, pelo menos, soluções”. Desta forma, para além de actores locais, CRETA convida criadores que não estão sediados em Viseu a dialogar com a cidade. É o caso da companhia Primeiros Sintomas, uma companhia de teatro sediada em Lisboa, com um percurso sólido, afirmando-se como uma das companhias de referência da actualidade, que apresentará em Viseu, no mês de Outubro, o espectáculo “A História Assombrosa de Como o Capitão Michel Albam Perdeu o seu Braço”, do Polo Cultural das Gaivotas e Espaço Alkantara, que orientarão uma Oficina de Produção na segunda metade do ano, e de Luis Miguel Cintra, que está em Viseu para criar o primeiro espectáculo produzido pelo projecto CRETA, “Ermafrodite”, um espectáculo-conferência sobre o casamento, com textos de Camilo Castelo Branco, colados pelo próprio Luis Miguel Cintra. O espectáculo estreia no dia 27 de junho, na Incubadora do Centro Histórico, em Viseu.

Jorge Sobrado sublinhou ainda que este projecto parece derrubar as fronteiras entre o público e o teatro, convidando o público a dialogar com os criadores, ou os bastidores da criação. “CRETA é um projecto teatral indirectamente, uma vez que pretende contribuir para enriquecer o caminho que leva à criação de um espectáculo, mais ainda do que fazer espectáculos, tentar com isso contrariar a mediocridade que se vai sentindo um pouco por todo o lado. Não que saibamos fazer algo melhor, mas confiando que através do diálogo podemos chegar a essa solução”, confirma Guilherme Gomes, na véspera do primeiro clube de leitura, em que se abordará a obra do dramaturgo August Stindberg. “Formam-se criadores, mas também se forma público”, comenta o vereador.

A primeira manifestação de CRETA aconteceu em Maio, com o recital dedicado à obra de Ruy Belo; o mês de Junho fica marcado pela estreia de “Ermafrodite”, encenado por Luis Miguel Cintra; em Julho CRETA marcará presença no festival Mescla, promovido pelo Município de Viseu; para além das actividades regulares, Setembro destaca-se pelo segundo recital de poesia, dedicado às palavras de Bernardim Ribeiro; em Outubro promove-se a ida da companhia Primeiros Sintomas a Viseu; Novembro é o mês do terceiro recital de poesia, dedicado ao período Romântico; em Dezembro estreiam-se duas criações de CRETA: “lamento de ĉiela”, com texto e encenação de Guilherme Gomes; e “Península”, uma criação de Sofia Moura.

© Texto de Guilherme Gomes. Fotografias de Luís Belo

Segunda Carta de CRETA

06/02/2019Guilherme Gomes, newsletter

Olá,
Escrevo directamente da Primavera, sentindo os anúncios do Verão. Não é raro encontrar na literatura, e nas conversas tidas ao longo dos dias, referências à ligação que existe entre o tempo quente e o tempo do amor. Há de chegar o Verão, e com ele todos os cuidados. Junho é um mês em que tudo isto começa a ganhar forma, afinal é o mês da transição de uma coisa para a outra; e em CRETA, usamos a circunstância para pensar.

O mês começa com a segunda sessão da Oficina de Figurino: O Princípio de um Vestido, com a orientação da Rosa Cotinha, logo no dia 1, das 15h às 19h, na SALA 5 – Edifício Centro Comercial Ecovil – Rua do Comércio, n.º 58. Numa curta correspondência que troquei com Rosa, falámos sobre o caminho que se faz para chegar a um vestido: eu contava-lhe que procurava no que visto sintomas de uma espiral; ela respondia-me com o Homem de Vitrúvio. Imagino que tudo isto passe pela ideia de que para vestirmos uma pessoa temos de a medir, e medir uma pessoa é um gesto carregado de simbolismo; uma oportunidade para pensar sobre harmonia, sobre a forma do nosso corpo, a nossa proporção, a nossa, apesar de tudo, reduzida dimensão física. Enfim, propomo-nos pensar sobre o figurino, acabamos com ideias existenciais.

Um processo que sempre achei fascinante é o de ler em conjunto, descobrir em conjunto os segredos que guarda um texto. Vamos conhecendo, enquanto espectadores, algumas formas, por vezes contrastantes, de fazer teatro. Este Clube de Leitura é sintoma de um género de abordagem ao exercício teatral: um processo que coloca o texto no centro do trabalho; que reconhece o tom e as características de cada obra e nos permite um mergulho no pensamento do autor, para o qual, enquanto criadores, convidamos o público. No dia 18 de junho inauguramos o Clube de Leitura de Peças de Teatro; uma actividade que abrimos ao público geral para estudarmos alguns textos da dramaturgia mundial. Este mês estudamos O PAI, de August Strindberg; uma peça em que assistimos à descrição de um ciúme, das dúvidas sobre a fidelidade numa relação. Em breve temos novidades sobre isso no nosso site – vamos lembrar-vos por email, não se preocupem. De qualquer forma, fica já a data: 18 de junho, às 21h, na Incubadora do Centro Histórico (Viseu).

Maio foi um mês inaugural em CRETA, com o início das suas actividades. Junho não o será em menos medida, já que é este mês que estreamos a primeira criação teatral do projecto CRETA: uma encenação de dois textos de Camilo Castelo Branco, por Luis Miguel Cintra – que é um mestre para mim, e um amigo com confiança bastante para aceitar a proposta de encenar algo neste contexto. Ao espectáculo, que procura ser uma palestra, chamou-se ERMAFRODITE. Não é erro de transcrição, é mesmo assim: uma mistura de Hermafrodita e Afrodite. A questão do amor, com que abri este texto, lá está. ERMAFRODITE é um espectáculo sobre o casamento enquanto instituição. Apresenta-se de forma cómica, com a ironia de Camilo, a que se acrescenta o olhar ousado e igualmente irónico de Luis Miguel Cintra. Eu faço parte do elenco, ao lado do meu companheiro de Teatro da Cidade João Reixa, e o espectáculo estará em cena nos dias 27, 28, e 29 de junho na Incubadora. E a propósito desta criação, Luis Miguel Cintra vai partilhar com quem queira ouvir algumas ideias sobre encenação, no dia 15 de junho, Incubadora. É mais uma das Oficinas, desta vez de Encenação. E parece-me uma oportunidade única para ouvir um dos que mais influenciou o teatro português nos últimos anos. Luis Miguel Cintra é uma referência teatral e intelectual.

Estou capaz de vos aconselhar a guardar na agenda estas datas; mas sei que sou suspeito.

Obrigado a todos os que nos vão acompanhando; a todos os que viram o recital “um dia não muito longe não muito perto”, alguns mais do que uma vez; a todos os que participam nas actividadades que promovemos; a todos os que connosco estabelecem diálogo. Afinal, é a falar que a gente se entende; e tenho a impressão de que são os outros que solucionam isto a que chamamos crescer.

Um abraço, directamente desta Primavera com anúncios de Verão,
Guilherme

© Ilustração de L Filipe dos Santos

Resposta a “Carta sobre um vestido”

05/28/2019Oficina de Figurino, Rosa Cotinha

Guilherme,

No renascimento, período de valorização da teoria da Estética, Leonardo da Vinci desenvolveu o desenho, onde o Homem é representado dentro de um quadrado e de um círculo, assim começa o desenho do nosso vestido.

Um vestido é um objeto maravilhoso de uso feminino, pode ser uma peça clássica ou intemporal, símbolo de feminilidade e elegância. É responsável por ditar a moda, traduzir o comportamento e os costumes da sociedade, em todas épocas e lugares.

A essência da costura não se explica numa carta, porém vou dar alguns apontamentos daquilo que penso ser importante. O exemplo da espiral, que referi na nossa conversa, para mim faz imenso sentido pois é um ótimo exercício para a prática da costura. Tendo em conta que o nosso corpo é feito de formas redondas é fundamental desenhá-las corretamente em papel e transpô-las para o tecido. Manejar a máquina e unir as formas requer a agilidade do exercício da espiral.

Fica o convite, para aprender a fazer um vestido.

Um beijo,
Rosa

*Dia 1 de Junho de 2019 acontece a Oficina de Figurino: O Princípio de um Vestido.

Antes das palavras de “um dia não muito longe não muito perto”

05/24/2019Guilherme Gomes, Recital de Poesia, Sofia Moura

Quem, numa tarde de domingo de maio chega ao Museu Almeida Moreira com a expectativa de escutar poesia, recebe, primeiro, um papel. A letras algo pequenas, podem ler-se estas palavras:

“Alguma noite de tempestade terá Francisco Almeida Moreira ficado sentado nesta sala, a lareira acesa, com os olhos ultrapassando as paredes para um sonho acordado. Podemos imaginar que, algum dia, nesta sala, se terá Francisco Almeida Moreira sentido mal; que destas janelas conversou com gente; ou que perdeu algum tempo a reparar como cruza o sol as janelas. Podemos imaginar tudo isto, e podemos estar certos de que nesta sala viveu Francisco Almeida Moreira momentos de íntima felicidade e íntima tristeza. Podemos imaginar a voz que tem a sua casa habitada: o som da lareira, pratos que são pousados na mesa de uma sala distante, o pêndulo do relógio e a campainha a horas certas, o som da caneta que arranha o papel – de vez em quando, o som da chuva nas vidraças. Quanto mundo cabe numa sala!
Ao longo de quatro domingos, esta sala terá uma rotina: à mesma hora se dizem as mesmas palavras, repetem os mesmos gestos, convocam-se as mesmas memórias. Junto-me à Sofia Moura – à sua capacidade de vestir de clareza as palavras – e é Ruy Belo quem nos guia. Esse que nos ensina a repartir a tristeza pelos dias; que faz o elogio dos gestos domésticos, quotidianos. Que despe a máscara para nos relevar as nossas próprias fragilidades. Muitas vezes leio um poema como uma adivinha; os segredos que um poema guarda são mundos inteiros. Ao longo destas sessões, convido-vos a ouvir as imagens que Ruy convoca; a traduzir essas imagens com os vossos próprios olhos; a projectar isso nesta e em todas as salas onde se está e onde se esteve. E pergunto: qual é a voz de uma casa habitada?

– Guilherme Gomes

Carta sobre um vestido

05/15/2019Guilherme Gomes, Oficina de Figurino

Rosa,

Não me sai da cabeça a ideia da espiral desenhada com delicadeza a fio e agulha. Foi a Rosa quem me falou disso, como exercício de iniciação à costura. Tento decifrar de que forma nos ensina uma espiral a fazer um casaco, ou umas calças, ou um vestido. Tento imaginar que vestígio de espiral trago cobrindo o meu corpo.

No outro dia falávamos dos princípios de um vestido; da forma como saber isso pode enriquecer aquilo que se constrói num palco: fazer com que se olhe para a roupa como quem olha para conceitos; ler a roupa como um texto, ou, como aprendemos a chamar aos textos, como composição. Gostava de aprofundar estas ideias. Será possível recuperar essa consciência sobre o que vestimos – especialmente, sobre o que vestimos em palco?

Rosa, neste momento é como se para cada peça de roupa houvesse um segredo, qualquer coisa que anima esse elemento. Neste momento, esse segredo é uma espiral feita com delicadeza a fio e agulha. Mas estarei certo?

Peço-lhe que me ensine a essência de um vestido.

Um abraço,
Guilherme

*Dia 18 de Maio e 1 de Junho de 2019 acontece a Oficina de Figurino: O Princípio de um Vestido.

Primeira Carta de CRETA

04/29/2019Guilherme Gomes, newsletter

Este é o princípio de CRETA. E não escondo o entusiasmo. Ao longo deste ano vamos ser companheiros nos caminhos da entusiasmante geografia de um labirinto. Digo que é o princípio e não escolho a palavra em vão: digo princípio, como quem diz essência. O mês de Maio em CRETA permite antecipar os elementos definidores da identidade do projecto; o mês de Maio em CRETA é, já, uma pista para a revelação do seu princípio.

Começaremos por reflectir sobre a individualidade, nessa reflexão reconhecendo a importância do outro. Talvez seja nessa relação que respondemos à proposta de Delphos: Conhece-te a ti mesmo – também essa proposta um labirinto. Que percurso é o que nos leva a nós mesmos? Que chegada nos devolve a partida? Através dos poemas de Ruy Belo, vamos conhecer caminhos apontados; assistimos ao pensamento de alguém que não foi alheio a esta inquietação. De Ruy ficam alguns dos mais belos versos escritos na poesia portuguesa do século XX – e como o século foi tão rico, talvez arrisque dizer que dos mais belos versos que se escreveram neste pequeno pedaço de terra a que chamamos Portugal. Ruy Belo escreveu o poema que mais me comove: Tu estás aqui. É um dos que podemos ouvir no recital um dia não muito longe não muito perto: um recital de poesia que se repete todos os domingos do mês (5, 12, 19 e 26), às 16h, na Sala da Lareira do Museu Almeida Moreira. Neste recital, junto-me à Sofia Moura para criar a sensação de corpos-fantasma que habitam uma sala de estar – lugar quotidiano – que, aqui, tem a particularidade de ser um lugar tornado frio, tanto quanto o possível naquele maravilhoso edifício, pela sua missão de museu. E a entrada é gratuita, mas a lotação para cada sessão é muito limitada; felizmente, já é possível reservar lugar nesta página.

É também em Maio que temos a primeira oficina: a ideia será munir aqueles que fazem Teatro em Viseu do máximo de ferramentas possíveis. A oficina de Maio serve para aprender a fazer um elemento de figurino; como se faz – ou pelo menos aponta – um vestido? Confio que, depois de saber o princípio (lá está ele de novo) de um vestido, talvez o pensamento se enriqueça, se torne mais exigente; talvez um vestido deixe de ser um elemento de figurino, para ser um veículo de pensamento. Se a lotação para o recital era reduzida, para a oficina é ainda mais! Em breve abrimos as inscrições para a Oficina de Figurinos: Como se faz um vestido? Convido-vos a estar atentos ao nosso site e redes sociais.

Imagino que em CRETA, bem no centro do labirinto, haja uma chama que arde eternamente. Essa chama que rompe a escuridão, a ignorância, os olhos brancos de uma dispensável cegueira. Talvez não seja possível chegar ao centro do labirinto, mas a cada passo na sua direcção é mais vulnerável a escuridão.

Em CRETA, Maio é isto.
Vamos dando notícias!
Guilherme Gomes

© Ilustração de L Filipe dos Santos