Clube de Leitura de Peças de Teatro

Estrelas no céu da manhã

Em Estudo

Estrelas no céu da manhã
de Alexandr Galine

Quando

17 de Agosto, 2021
21h00

Onde

Incubadora (Viseu)
e Sala Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

Estrelas no céu da manhã foi escrita em 1982, por Alexandr Galine, considerado um dos principais dramaturgos russos.

Estamos perante uma obra que teve como motivo impulsionador dar uma resposta sentida à limpeza social instaurada pelas autoridades soviéticas, numa tentativa de mostrar ao mundo uma versão “limpa” da União Soviética nos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980.

A peça dá voz a um grupo de prostitutas expulsas de Moscovo pouco antes da chegada dos turistas para os Jogos Olímpicos. Para elas não há fuga possível, mas os seus sonhos continuam.

Numa noite inesquecível, vemos convergir brutalidade com um romance inesperado. Estrelas no céu da manhã é uma obra comovente, divertida e ousada. Sabemos que a atleta com a chama olímpica passará em breve e há esperança de que a vida melhore, pelo menos para alguns.

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.