Clube de Leitura de Peças de Teatro

A Primavera Selvagem

Em Estudo

A Primavera Selvagem
de Arnold Wesker

Quando

18 de Maio, 2021
21h00

Onde

Incubadora (Viseu)
e Sala Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

Falemos de teatro, da arte de representar, mas não só. Aqui podemos chegar a um lugar comum onde é possível abordar as nossas inseguranças profissionais e como estas afectam as nossas vidas privadas.
Nesta obra, todas as personagens sofrem algum tipo de discriminação.
Arnold Wesker, um dos mais reconhecidos escritores britânicos, oferece-nos um humor corrosivo e uma ironia constante ao longo de toda esta peça, com uma carga profundamente trágica. Alonga-se na, infelizmente tão actual, questão da identidade racial ou étnica, como sendo categorias socialmente construídas por um sistema patriarcal instigador de desigualdade, violência e de medo.
E lembrem-se: “Enganar não é o mesmo que fingir” *

Arnold Wesker*

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.