Clube de Leitura de Peças de Teatro

Dorme devagar

Em Estudo

Dorme devagar
de João Tuna

Quando

22 de Junho, 2021
21h00

Onde

Incubadora (Viseu)
e Sala Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

VÍTOR – O que fazemos?
ANA – Esperamos
VÍTOR – E enquanto esperamos?
ANA – Não sei.

Uma mulher e um homem juntam-se numa cave velha e suja. A qualquer momento um terramoto pode assombrar a cidade. Amor, ruptura e desequilíbrio emocional numa vida imposta por bens materiais. Começa assim a surgir metaforicamente um terramoto no interior de cada um deles. O medo de desaparecer em conflito com a vontade desesperante de viver.
Neste mês dedicado à leitura da obra Dorme Devagar de João Tuna, vamos falar também sobre fotografia. Não é com a ajuda dela que nos transportamos para a atmosfera teatral?
João Tuna iniciou a sua carreira como fotógrafo profissional em 1990, principalmente em fotografia de cena e retratos. Falemos então sobre quem passa os dias a habitar os palcos e a dar à imagem teatral a união entre texto, som e construção de imagem em movimento.

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.