Clube de Leitura de Peças de Teatro

Ruínas

Em Estudo

Ruínas
de Sarah Kane

Quando

8 de Setembro, 2020
21h00

Onde

Claustros da Sé de Viseu
e Sala Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

Não é uma leitura fácil. Sarah Kane, dramaturga britânica, autora de uma obra que, apesar de pouco extensa rapidamente se tornou uma espécie de clássico moderno. Marcada pela violência, tanto de imagens convocadas como de palavras usadas, as peças de Sarah Kane denunciam um mundo em ruínas, precisamente; cruel, violento, desolador. Ruínas (Blasted) é a sua peça inaugural.

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.