O Princípio de um Espectáculo com Ângela Rocha
O Princípio de um Espectáculo é uma questão com interpretações inevitavelmente variadas. Uma das principais variáveis é o campo de actuação de cada criador. Ângela Rocha é cenógrafa e nos últimos anos tem alcançado o reconhecimento do seu trabalho com o prémio de “Melhor Cenografia SPA” e uma seleção para o Prémio Autores 2020. Em que momento nasce a cenografia de um espectáculo? Ficamos a conhecer a perspectiva de Ângela Rocha nesta conversa.
Sobre Ângela Rocha
Frequentou o curso profissional Geral das Artes da Escola António Arroio.
Participou no programa Solidariedade e Voluntariado europeu, na educação pela arte em Viena d`Áustria.
É diplomada em Teatro, curso Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema.
Foi bolseira do Programa Leonardo Da Vinci, em Roma na Companhia Matéria Viva.
Foi assistente de Cenografia e Figurinos na companhia Artistas Unidos. Desde então tem assinado trabalhos para encenadores como Guilherme Gomes, Gonçalo Waddington, João Pedro Mamede, Madalena Marques, Maria João Luís, Ricardo Neves-Neves, Tiago Guedes, Tiago Rodrigues, entre outros.
É co-fundadora do Condomínio – festival de cultura local em espaços habitacionais.
Em 2019 vence o prémio SPA de Melhor Cenografia pelo espectáculo Sweet Home Europa, uma produção do Teatro D. Maria II. Está nomeada para o Prémio Autores 2020 pela cenografia de “Karoshi”, uma coprodução do Teatro da Cidade e do Teatro Nacional D. Maria II.