O Princípio de um Espectáculo com Miguel Ramos e Rosário Melo
No seguimento dos encontros que o ano passado tidos com Luis Miguel Cintra e Bruno Bravo, este ano o projecto CRETA convida criadores de teatro a falar sobre as suas metodologias e as ideias.
Miguel Ramos e Rosário Melo são membros-fundadores da companhia A Confederação, sediada no Porto, convidamo-los para falar em CRETA sobre o que é o princípio de um espectáculo.
A conversa será moderada pela actriz Nídia Roque.
Miguel Ramos
Miguel Ramos nasce na outrora denominada Bracara Augusta, fundada cerca de 16 a.c. pelo imperador César Augusto. Uma das mais antigas cidades cristãs, vem a tornar-se já no séc. XVIII um ex-libris do Barroco em Portugal. – Passando da psicologia à acção – Isto já nos idos de oitenta, 9 dias após o das mentiras e corrida muita história, nasce ele na não menos Barroca, mas agora denominada Braga. De signo Carneiro no Hemisfério Ocidental e do Tigre no Oriental, decide-se pelo desporto ainda catraio e vai por aí fora, viajando com a bola debaixo do braço. Debaixo do outro, e até à data ainda conserva os dois felizmente, trazia algumas partituras musicais. Não sabendo o que lhes fazer, faz-se em 2010 co-fundador da Confederação – colectivo de investigação teatral.
Rosário Melo
Rosário Melo nasceu no Porto, a 22 de Setembro de 1992, na Ordem da Lapa, após curtas horas de trabalho de parto. Concluiu o curso de Teatro-Interpretação na Escola Superior de Artes e Espetáculo (2010-2013) e frequentou o curso de Teatro – ramo Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema ao abrigo do programa Vasco da Gama (2012-2013). Em 2010 cruza-se com a Confederação e desde então tem vindo a colaborar com a companhia e a participar nos seus espectáculos. E a arrumar a casa. A da Confederação.
Confederação - Colectivo de Investigação Teatral
a Confederação é um coletivo de investigação teatral fundado no Porto (Portugal) a 10 de Julho de 2010. No seu campo de ação distinguem-se quatro áreas: Criação, Investigação, Edição e Formação. Os espetáculos de proximidade, com uma dramaturgia própria em torno das formas populares de Teatro, habitam o centro nevrálgico da sua criação e pensamento teatrais.
É na sequência destes trabalhos de criação que urgem os projetos de investigação que, para além da incidência nas formas populares de teatro, apresentam uma forte ligação entre o teatro e as imagens em movimento.
Ainda integrada nesta área de investigação, a Confederação criou em 2013 a coleção “Cadernos Hestóricos” na qual organiza, edita e devolve ao mundo, em forma livresca, parte dos seus objetos de investigação.
Em 2014 cria as Officinas, projetos de formação de curta e média duração que servem como campo de experimentação e criação de novas formas e técnicas pedagógicas relacionadas com o fazer teatral.
Porto, 12 Janeiro 2020
Eurico, o refinador