O Princípio de um Espectáculo com Ricardo Neves-Neves
O que está na origem de um espectáculo? Qual é o primeiro movimento para a criação? Em 2021, com uma regularidade mensal, O Princípio de um Espectáculo convida fazedores de teatro nas suas mais diversas áreas (da encenação, à programação, passando pela cenografia) para responder a estas questões.
Em Maio, conversamos com o encenador e diretor artístico do Teatro do Eléctrico, Ricardo Neves-Neves
Sobre Ricardo Neves-Neves
É Licenciado em Teatro-Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e Especialista em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa. Participa no Obrador d’Estíu-Dramaturgia (Barcelona), orientado por Simon Stephens.
É o director artístico do Teatro do Eléctrico, onde escreve e encena.
Encenou ainda obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lewis Carroll, Edward Albee, Karl Valentin, Copi, Ana Lázaro, Spiro Scimone, Martin Crimp, Charles Dickens, J. J. Rousseau e W. A. Mozart, Pedro Mexia e Nuno Côrte-Real. Peças suas foram encenadas por Mónica Garnel, Sandra Faleiro, Ana Lázaro, Paula Sousa, João André e Diogo Freitas.
Tem peças publicadas nas seguintes editoras: Artistas Unidos/Cotovia, Teatro Nacional D. Maria II/Bicho do Mato, Companhia das Ilhas e Teatro da Terra. Tem peças traduzidas para inglês, francês, catalão e chinês.
Autor e co-encenador de Floating Island com Cheng-Ting Chen e Yi-Ting Hung, uma co-produção Théâtre de la Ville (França) e Taipei Arts Festival (Taiwan).
Leccionou a cadeira de Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema e na ACT – Escola de Actores.
Colabora frequentemente com o Cine-Teatro Louletano e o São Luiz Teatro Municipal. Colaborou ainda com TNDMII, TNSC, TNSJ, TMP – Rivoli, Artistas Unidos, Primeiros Sintomas, Teatro da Terra, Temporada Darcos, MPMP, Força de Produção, Teatro da Trindade, Teatroesfera, Teatro Meridional, Centro de Estudos de Teatro, Casa Conveniente, Teatro dos Aloés, Comédias do Minho, Revista Gerador, Cassefaz, Teatro O Bando e Procur.Arte.