Clube de Leitura de Peças de Teatro

O Público

Em Estudo

O Público
de Federico Garcia Lorca

Quando

12 de Outubro, 2021
21h00

Onde

Incubadora (Viseu)
e Sala Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

Esta é a peça inacabada de Lorca, à qual a morte roubou o fim.
Pode o teatro também ser poesia? As artes podem tocar-se?
Terá uma obra teatral que corresponder às expectativas do público?
O público é uma peça que se diz irrepresentável. O teatro dentro do teatro.
Preparemo-nos assim para abraçar uma obra carregada de sensibilidade, amor, erotismo e poesia.
Por certo, também nos fará rir e emocionar.
Um texto que propõe uma nova compreensão não só do palco, mas também da sociedade. A homossexualidade é um tema marcante nesta obra, e aqui se revelam os segredos do ser humano para que atinja aqueles que preferem ignorá-lo.
Ler Lorca, considerado um dos maiores representantes do teatro poético do séc. XX, e ler esta obra, aclamada como a mais discutida e de mais difícil compreensão, é também ler um campo de experimentação.

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.