«Talvez seja este o segredo de CRETA, aquele em que Dédalo se enredou, a cada promessa de solução, um novo caminho por percorrer.»

(Nona Carta de CRETA)

CRETA – laboratório de criação teatral é um projecto do Teatro da Cidade. Coordenado por Guilherme Gomes, a missão do projecto prende-se com a criação de espectáculos ou exercícios que permitam a experimentação teatral (como os Recitais de Poesia, e O Lugar de Onde se Ouve), e a promoção de actividades que estimulem uma reflexão sobre o exercício teatral (como as Cartas de Creta, o Clube de Leitura e O Princípio de um Espectáculo).

O projecto CRETA – laboratório de criação teatral teve 2019 como ano zero, nesse ano concretizando a definição dos seus objectivos: a missão de estimular criadores e espectadores a pensar através das linguagens presentes nos objectos teatrais, estabelecer um diálogo com o público viseense que permitisse, mais até do que uma oferta de entretenimento, a experimentação. CRETA junta-se a um coro de projectos que, com diferentes metodologias e princípios, partilham o mesmo fim: o enriquecimento da oferta artística em Viseu.

CRETA é uma referência geográfica mitológica. O labirinto de Creta foi desenhado por Dédalo. A inteligência com que ele cria o labirinto e a frescura da solução que encontra para sair de lá, quando está preso e incapaz de resolver o labirinto, são os verdadeiros valores do projecto: pensamento e sonho, ou imaginação. O labirinto pode funcionar como metáfora: lugar de desassossego e tormenta onde nasce o gesto criador – de soluções, de mitos, de novos labirintos. Dédalo é referência para a invenção.

E, uma vez em CRETA, todos podemos ser Dédalo.

onde?

CRETA não tem lugar. O labirinto faz-se pela cidade de Viseu, passando por escolas, auditórios convencionais e espaços alternativos. Para cada actividade uma coordenada. A morada do ponto de encontro é www.creta.teatrodacidade.pt.

apoio

O projecto CRETA – Laboratório de Criação Teatral é um projecto do Teatro da Cidade, apoiado pelo programa VISEU CULTURA – ANIMAR, promovido pela Câmara Municipal de Viseu.

redes sociais