Clube de Leitura de Peças de Teatro

O Teatro da Amante Inglesa

Em Estudo

O Teatro da Amante Inglesa
de Marguerite Duras

Quando

27 de Abril, 2021
21h00

Onde

Sala
Online

Ao longo do ano tiramos alguns dias para ler e discutir uma obra da dramaturgia mundial. Ler para imaginar as soluções possíveis para o texto quando posto em cena. No fundo, trabalho de mesa em que antecipamos o momento de “levantar” o espectáculo. Antes de os actores pisarem o palco, pisa-o a nossa imaginação e a investigação sobre os elementos dramatúrgicos. Talvez a leitura de um texto de teatro se confunda com o exercício de o reescrever, traduzi-lo, pelo menos, numa nova linguagem. O que se propõe nestes encontros é, portanto, o estudo aprofundado das obras, e a estimulação das soluções criativas para as colocar em cena.

sobre a obra

Primeiro, escrever. Depois a palavra. Por fim, o sentido. Esta é a ordem que Marguerite Duras, certamente uma das maiores escritoras do séc. XX, procurava para os seus textos.
Na sua obra a maioria dos protagonistas são mulheres, personagens que procuram o amor até aos limites da loucura ou, como no caso desta obra, do crime. Mulheres que vivem também com vontade de se afirmar.
O Teatro da Amante Inglesa surgiu após Duras tomar conhecimento de um crime que a perturbou bastante.
Vamos ser guiados pelo mistério das incertezas do inconsciente, assaltados por amor, esperança e uma constante perturbação.
Terminada a leitura desta obra colocamos as seguintes questões:
Qual é o limite da loucura?
Qual é o limite do nosso inconsciente?
Qual é o limite do desejo?

Inscrição

Preencha os dados para se inscrever nesta sessão do Clube de Leitura e receberá uma mensagem com todos os dados necessários para se juntar a nós.