Encontro sobre o programa de apoio “Europa Criativa”
O financiamento europeu para a cultura e as artes é frequentemente visto como um puzzle difícil de decifrar. No entanto, perceber como funciona torna-se crucial para quem procura internacionalizar o seu trabalho.
Organizada em dois momentos complementares, esta sessão pretende munir os seus participantes de ferramentas e recursos para concorrer aos programas europeus, nomeadamente ao Europa Criativa que é o programa da UE dedicado ao sector cultural e criativo.
No primeiro momento, o objetivo é uma fornecer uma abordagem mais genérica sobre o financiamento europeu e o Europa Criativa. No segundo momento, o intuito é trabalhar de forma mais práctica os pontos cruciais de uma candidatura a este programa.
Embora uma grande parte das linhas de financiamento estejam dirigidas a entidades coletivas (associações, empresas, fundações, cooperativas, etc), esta sessão está também aberta a artistas e profissionais culturais singulares que estejam interessados nesta temática.
Sobre Sara Machado
Sara Machado (1984), gestora cultural, é licenciada em Ciência da Informação pela Universidade do Porto e com mestrado em Gestão Cultural na Universidade Carlos III de Madrid. O seu percurso profissional tem vindo a ser construído em diferentes organizações e países: Festival Escena Contemporánea e Ministério da Cultura [ES], European Cultural Foundation [NL], Pearle* Live Performance Europe [BE] e EIRA / CUMPLICIDADES – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa [PT]. Foi bolseira do ISPA – International Society for the Performing Arts [USA], do Tandem Shaml [DE], da ASEF – Asia Europe Foundation “Mobility First” [SG] e do Producers Academy [BE].
Atualmente é responsável pela Vertente Cultura e News Media no Centro de Informação Europa Criativa, entidade que representa em Portugal o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo.